O USO SOCIAL E IDEOLÓGICO DOS SUFIXOS -DADE E -ISMO: UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA
Resumo
O objetivo desta pesquisa é estabelecer bases morfológicas para a discussão contemporânea referente à significação e à utilização de certas palavras, que podem transmutar-se ou não de acordo com o sufixo empregado, dotando-as de carga ideológica. Os sufixos aqui abordados são -ismo e -dade, sendo utilizadas, especificamente, as construções “homossexualismo” e “homossexualidade” para o desenvolvimento da análise. São considerados dois dos diferentes prismas de análise existentes: o olhar popular, cuja análise é pautada nas respostas a um questionário online anônimo veiculado em redes sociais; e a abordagem midiática, em que é investigada a posição adotada pelas grandes mídias referente aos usos dos sufixos por meio de e-clipping e de análise de trends. Como arcabouço teórico e para análise dos resultados são utilizados Sandmann (1992), Gianastácio (2011) e Gonçalves (2019).

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.