A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MATERIAIS NO SETOR PÚBLICO: O CASO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTANA DE PARNAÍBA
Resumo
O setor público apresenta uma forma de gestão administrativa que difere da forma de gestão de uma empresa comercial. O objetivo da administração pública é atender aos interesses coletivos, e sua eficiência é mensurada através da qualidade e intensidade da realização dos propósitos públicos, não por parâmetros como lucros e perdas. O objetivo deste trabalho é analisar o sistema de gestão de materiais do Setor de Suprimentos da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Santana de Parnaíba, São Paulo, a fim de identificar a causa de falhas no fornecimento de materiais aos colégios. Para tanto, a metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso. A coleta de dados procedeu por meio: a) da análise das emissões de pedidos e fornecimentos de materiais dos últimos doze meses referentes a um colégio do município; b) de entrevista semiestruturada com a responsável pelo Setor de Suprimentos; c) de observação in loco para análise do sistema de gestão do setor. Os resultados obtidos mostram que as falhas no fornecimento de materiais são decorrentes, principalmente, da falta de consideração de critérios do contexto da teoria da gestão de materiais por parte dos colégios na elaboração de seus pedidos.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.