O DISCURSO FEMININO NA OBRA “AS AVENTURAS DE DIÓFANES”, DE TERESA MARGARIDA DA SILVA E ORTA[1]

  • Vania Maria da Silva IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Resumo

 

[1]Trabalho resultante de Bolsa de Extensão intitulada “Literatura de autoria feminina”, referente ao edital n° 557/2016, sob a orientação do Professor Mestre Charles Borges CASEMIRO. 

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso feminino que a autora Teresa Margarida da Silva e Orta constrói no romance “As aventuras de Diófanes”, publicado em Lisboa, em 1777, e dar relevância a esta autora emblemática, considerada a primeira mulher a escrever um romance em língua portuguesa. O trabalho visa também contribuir para o resgate e o estudo de autoria feminina nas literaturas Portuguesa e Brasileira, pontuando e valorizando nomes que não possuem visibilidade por parte do cânone literário.

 

 

Palavras-chave: Autoria feminina, Literatura, Arcadismo, Discurso feminino.

 

 

Biografia do Autor

Vania Maria da Silva, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Licencianda do Curso de Letras, com habilitação em português, na área de Códigos e Linguagens do IFSP, cursando o 5º período no primeiro semestre de 2017. Formada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense. Em 2016, bolsista em projeto de Extensão e Pesquisa no Instituto Federal de São Paulo – Literatura de Autoria Feminina sob orientação do Prof. Me. Charles Casemiro. Em 2015, bolsista de Iniciação Científica orientada pela Profa. Dra. Alessandra Ignez, com o tema “A Ideologia através das escolhas lexicais, uma análise de textos do Jornal Folha de São Paulo”, tendo apresentado o trabalho no 6° Congresso de Iniciação científica e Tecnológica, do IFSP – Campus de Itapetininga/ SP, em novembro de do mesmo ano.
Publicado
2017-04-28
Como Citar
da Silva, V. (2017). O DISCURSO FEMININO NA OBRA “AS AVENTURAS DE DIÓFANES”, DE TERESA MARGARIDA DA SILVA E ORTA[1]. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 2(2), 29-44. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/52
Seção
Especial Literatura Feminina