O DISCURSO FEMININO NA OBRA “AS AVENTURAS DE DIÓFANES”, DE TERESA MARGARIDA DA SILVA E ORTA[1]
Resumo
[1]Trabalho resultante de Bolsa de Extensão intitulada “Literatura de autoria feminina”, referente ao edital n° 557/2016, sob a orientação do Professor Mestre Charles Borges CASEMIRO.
Este artigo tem por objetivo analisar o discurso feminino que a autora Teresa Margarida da Silva e Orta constrói no romance “As aventuras de Diófanes”, publicado em Lisboa, em 1777, e dar relevância a esta autora emblemática, considerada a primeira mulher a escrever um romance em língua portuguesa. O trabalho visa também contribuir para o resgate e o estudo de autoria feminina nas literaturas Portuguesa e Brasileira, pontuando e valorizando nomes que não possuem visibilidade por parte do cânone literário.
Palavras-chave: Autoria feminina, Literatura, Arcadismo, Discurso feminino.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.