CAROLINA MARIA DE JESUS NA LITERATURA DO SÉCULO XX
Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre algumas reflexões da escritora Carolina Maria de Jesus contidas na obra Quarto de Despejo e propor a importância da autora dentro do Modernismo Brasileiro. Para tanto, exporemos brevemente o contexto histórico e literário do século XX com a finalidade de contextualizar a Carolina Maria de Jesus historicamente. Para isso, utilizaremos algumas reflexões de Alfredo Bosi sobre o Modernismo Brasileiro, pensamentos de Nikolau Sevcenko sobre o século XX e, também, excertos do livro Quarto de Despejo, a fim de mostrar as observações sociais feitas por Carolina. Com isso pretendemos sugerir que Carolina Maria de Jesus, apesar de pouco conhecida, é uma escritora expressiva dentro da Literatura Brasileira
Referências
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo.
BOSI, Alfredo. Pressupostos Históricos. In:______. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 1980. Cap. VII, p. 339-343.
SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In:______. A Corrida para o Século XXI: No loop da montanha-russa. São Paulo: Editora Schwarcz, 2004. P. 11-17.
NASCIMENTO, Raquel Alves dos Santos. Do exotismo à denúncia social: sobre a recepção de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, na Alemanha. 2016. 238 p. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2016.
MANFRINI, Bianca Ribeiro. A mulher e a cidade: imagens da modernidade brasileira em quatro escritoras paulistas. 2008. 245 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.