VONTADE CONTRA INEVITABILIDADE: ANÁLISE DA CANÇÃO “PELO TEMPO QUE DURAR”
Resumo
O artigo propõe a análise da canção “Pelo tempo que durar”, de Marisa Monte e Adriana Calcanhoto, utilizada na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A análise tem por base os parâmetros da semiótica da canção de Luiz Tatit, de linha greimasiana. A aplicação da metodologia semiótica à canção possibilita o reconhecimento de características comuns a canções passionais, como a desaceleração de andamento e a extensão das notas finais das frases melódicas. A passionalidade revelada na análise de seu formato musical associa-se ao tema de sua letra, em que o sentimento eufórico de conjunção com o objeto desejado tem como obstáculo a percepção da finitude dessa relação. Esses elementos, que orientam e dão unidade aos efeitos de sentido da canção, permitem também compreender a adequação de sua associação ao evento multimidiático no qual foi executada.Referências
BARROS, D. L. P. Teoria Semiótica do Texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Vários tradutores. São Paulo: Contexto, 2008.
HOUAISS. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. Versão CDROM. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009.
MONTE, M.; CALCANHOTO, A. Pelo tempo que durar. Intérprete: Marisa Monte. Infinito Particular. São Paulo: EMI Music Brasil, 2006. 1 CD. Faixa 13.
NOGUEIRA, I. et al. “Presidente do COI destaca 'Jogos Olímpicos maravilhosos'”. Folha de São Paulo, Caderno Esportes, 22 ago 2016, p. B2. Disponível em <http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2016/08/22/20//6032162>. Acesso em 25 jan 2017.
TATIT, L. Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.
TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
TATIT, L. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2016.
TATIT, L.; LOPES, I. C. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2008.
VIANNA, L. F. Sob o signo materno. Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, 11 mar 2006, p. E1. Disponível em < http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2006/03/11/21>. Acesso em 3 fev 2017.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras: Círculo do Livro, 1989.