DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO OXÍMETRO DE PULSO COM SENSOR REFLEXIVO COM INTEGRAÇÃO SEM FIO A UM SMARTPHONE
Resumo
Com o número de smartphones aumentando, o envelhecimento da população mundial e a maior necessidade da realização de atividades, o acompanhamento dos sinais vitais integrado à tecnologia é de fundamental importância para manutenção de uma boa qualidade de vida. Este trabalho tem como proposta desenvolver um sistema de oximetria de pulso com sensor reflexivo, livre de calibração empírica, eletrônica reduzida e integração wireless a smartphones, proporcionando maior conforto e flexibilidade durante monitoramento. A comunicação com o smartphone visa proporcionar um monitoramento constante, para facilitar acompanhamento especializado por um médico ou personal trainer. O sistema utiliza sensor reflexivo, um módulo de condicionamento de sinal analógico, a plataforma de prototipagem ARDUINO UNO para aquisição do sinal e processamento e um módulo de comunicação sem fio Bluetooth para comunicação com smartphone. Os sinais de fotopletismografia (PPG) correspondentes aos comprimentos de onda vermelho e infravermelho são usados no cálculo da frequência cardíaca (FC) e na Saturação Periférica Arterial (SpO2). Para cálculo da SpO2 foram usados o Modelo para atenuação da luz em um PPG e duas modelagens da lei de Beer Lambert. Comparam-se a curva de saturação de trabalhos anteriores com a do equipamento desenvolvido e o teste realizado pelos autores entre o novo equipamento e um oxímetro comercial, para o qual o erro foi de 5,9%.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.