FUNDAMENTOS PARA A PRODUÇÃO E CONTROLE DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO EM LABORATÓRIO

  • Eduardo Alves Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luciano Luis Ribeiro Da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4822-9475
Palavras-chave: Concreto de Alto Desempenho, Construção Civil, Ensaios Tecnológicos

Resumo

O concreto de alto desempenho, que é caracterizado por apresentar alta resistência e durabilidade, é um material em crescente utilização no mundo. Para o desenvolvimento desse concreto é fundamental a parte laboratorial. Este trabalho tem o objetivo de indicar as ações necessárias para capacitar o laboratório do departamento de construção civil do Campus São Paulo do IFSP para produzir e controlar concreto de alto desempenho. A metodologia adotada teve as etapas de: levantamento do referencial teórico, realização de visita a um laboratório especializado; entrevistas com laboratoristas; e análise das condições vigentes do laboratório do IFSP. Como resultado, apresenta-se uma série de recomendações - da escolha dos materiais até os ensaios com o concreto endurecido. Essas recomendações servem como um bom caminho para um laboratório produzir e controlar concreto de alto desempenho.

Referências

AÏTCIN, P. C. Concreto de Alto Desempenho. São Paulo: Pini, 2000, p. 667.

ALMEIDA, I. R. de. Concretos de Alto Desempenho. In: ISAIA, Geraldo Cechella. Concreto: Ensino, Pesquisa e realizações. São Paulo: Ibracon, 2005. V2, Cap. 38, p. 1159-1193.

ALVES, M. F. Estudo comparativo de métodos de dosagem para concretos de alta resistência. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2000. 137 p. -

BACCIN, A. G. C. Fundamentos do concreto de alto desempenho e sua aplicação no projeto de pilares. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos – USP. São Carlos, 1998.

HARTMANN, C. T. Avaliação de aditivos superplastificantes base policarboxilatos destinados a concretos de cimento Portland. São Paulo: EPUSP, 2003. 22 p.- (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC/330).

FREITAS, J. A. Estudo comparativo de métodos de dosagem para concretos de alta resistência com o uso de materiais disponíveis na região metropolitana de Curitiba. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2005.

IBI -INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO. Manual de utilização de aditivos para concreto dosado em central. São Paulo, 2013.

MEHTA, P. K. e MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estrutura, propriedade e materiais. Ed. PINI Ltda, 2008.

MENDES, S. E. S. Estudo experimental de concreto de alto desempenho utilizando agregados graúdos disponíveis na região metropolitana de Curitiba. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2002.

TUTIKIAN, B. F.; Helene, P. Dosagem dos Concretos de Cimento Portland. In: ISAIA, Geraldo Cechella. Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ibracon, 2011. Cap. 36.

TUTIKIAN, B. F.; ISAIA, G. C.; Helene, P. Concreto de alto e ultra-alto desempenho. In: ISAIA, Geraldo Cechella. Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ibracon, 2011. Cap. 36.

Publicado
2017-02-06
Como Citar
Lima, E., & Silva, L. (2017). FUNDAMENTOS PARA A PRODUÇÃO E CONTROLE DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO EM LABORATÓRIO. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 2(1), 18-41. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/32
Seção
Artigo Iniciação Científica