A ADAPTAÇÃO DE BEBÊS NA CRECHE: UMA ANÁLISE SOBRE A PERSPECTIVA DE PROFESSORES
Resumo
O berçário se configura como importante espaço para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões. A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar a percepção dos professores sobre a fase da adaptação e identificar as práticas docentes realizadas com a finalidade de garantir a adaptação de bebês em creches. Os sujeitos da pesquisa, duas professoras de diferentes instituições privadas do município de Feira de Santana, participaram de uma entrevista semiestruturada e revelaram que a adaptação de bebês acontece com mais facilidade quando há práticas pedagógicas planejadas que respeitem o ritmo e a necessidade de cada sujeito. O planejamento deve ser flexível e valorizar propostas de exploração dos ambientes, manejo de diferentes materiais e atividades lúdicas. A flexibilidade do horário nos primeiros dias e a presença da família assumem papel de destaque no processo de adaptação do bebê.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.