A ADAPTAÇÃO DE BEBÊS NA CRECHE: UMA ANÁLISE SOBRE A PERSPECTIVA DE PROFESSORES

  • Juliana da Silva Chaves Faculdade Anísio Teixeira
  • Selma Barros Castro Faculdade Anísio Teixeira e Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0003-1655-8896
  • Rosana Fernandes Falcão Faculdade Anísio Teixeira

Resumo

O berçário se configura como importante espaço para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões. A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar a percepção dos professores sobre a fase da adaptação e identificar as práticas docentes realizadas com a finalidade de garantir a adaptação de bebês em creches. Os sujeitos da pesquisa, duas professoras de diferentes instituições privadas do município de Feira de Santana, participaram de uma entrevista semiestruturada e revelaram que a adaptação de bebês acontece com mais facilidade quando há práticas pedagógicas planejadas que respeitem o ritmo e a necessidade de cada sujeito. O planejamento deve ser flexível e valorizar propostas de exploração dos ambientes, manejo de diferentes materiais e atividades lúdicas. A flexibilidade do horário nos primeiros dias e a presença da família assumem papel de destaque no processo de adaptação do bebê.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Chaves, Faculdade Anísio Teixeira

Licenciada em Pedagogia. Coordenadora Pedagógica de Creche.

Selma Barros Castro, Faculdade Anísio Teixeira e Universidade do Estado da Bahia

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI- Serrinha e professora do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social- MPIES/UNEB Tem experiência na área de Educação, com ênfase política e gestão da educação, formação de professores, pesquisa educacional, educação e tecnologia. Vice-líder do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS)/ UNEB-Campus XI e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor (NUFOP)/UEFS. Professora da Faculdade Anísio Teixeira.

Rosana Fernandes Falcão, Faculdade Anísio Teixeira

Mestra em Educação, pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana; Presidente do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana; Professora da Faculdade Anísio Teixeira-FAT e Formadora na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, formação, leitura, alfabetização.

Publicado
2019-08-18
Como Citar
Chaves, J., Castro, S., & Falcão, R. (2019). A ADAPTAÇÃO DE BEBÊS NA CRECHE: UMA ANÁLISE SOBRE A PERSPECTIVA DE PROFESSORES. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 4(3), 37-49. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/318
Seção
Artigo TCC