PROPOSTA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE DEMANDAS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA DISTRIBUIDORA DE GÁS NATURAL

  • Athos Claudio Martins da Silva Discente do curso de Engenharia de Produção - IFSP/Campus São Paulo
  • Lucas Ferrer Franco Discente do curso de Engenharia de Produção - IFSP/Campus São Paulo
  • Marinete Fernandes da Silva Discente do curso de Engenharia de Produção - IFSP/Campus São Paulo
  • José Carlos Jacintho

Resumo

Para alcançar uma qualidade de serviço adequado, é indispensável que o cliente enxergue o valor agregado da entrega do serviço igual ou superior ao esperado. A empresa objeto deste trabalho, distribuidora de gás natural no estado de São Paulo, estava com problemas no sistema de atendimento aos clientes. O presente trabalho tem como objetivos identificar os motivos pelos quais a empresa não está conseguindo atender suas demandas dentro do prazo, e propor melhoria para o processo, levando a mesma a alcançar a meta estipulada de 92% das demandas atendidas no prazo. Com ferramentas de qualidade e processos adequados, foram identificados os motivos, tais como: gargalo no processo de extração e análise das informações; falta de padronização no período de atualização do banco de dados; atraso no recebimento da demanda pelos técnicos da manutenção. Após o mapeamento, foi identificada a necessidade de automatizar as tarefas do analista de manutenção. Como solução foi proposta a reestruturação do processo e a automação via VBA (Visual Basic for Application) para mitigar os possíveis gargalos. Estima-se que a automação possa mitigar 77% das demandas atendidas fora do prazo.

Publicado
2019-10-25
Como Citar
Silva, A., Franco, L., Silva, M., & Jacintho, J. (2019). PROPOSTA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE DEMANDAS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA DISTRIBUIDORA DE GÁS NATURAL. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 4(4), 4-21. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/312
Seção
Artigo TCC