ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Levando em consideração os conceitos abstratos abordados no ensino de Química, torna-se necessário o uso de diferentes linguagens, como figuras, tabelas, gráficos e representações que, muitas vezes, não são acessíveis a alunos com deficiência visual (DV), por esse motivo, é de extrema importância o desenvolvimento de materiais alternativos que irão auxiliar o aluno no processo de compreensão do conteúdo. Com base nesse pressuposto, analisou-se como é abordado o ensino do tópico de Geometria Molecular e Polaridade, em um livro de Química acessível, a partir da audiodescrição das diferentes linguagens e, a partir dos resultados obtidos, desenvolveram-se materiais didáticos adequados. Descreve-se nesse trabalho a metodologia empregada para a confecção do material, bem como o processo de validação. Conclui-se que nenhum material didático adaptado mostra-se totalmente efetivo para o processo de aquisição de informação a quem foi destinado. Um modo para viabilizar a compreensão do seu conteúdo é integrar a audiodescrição ao modelo tátil, uma vez que ambos se complementam.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.