ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Marcella Shimada IFSP
  • Eliana Maria Aricó

Resumo

Levando em consideração os conceitos abstratos abordados no ensino de Química, torna-se necessário o uso de diferentes linguagens, como figuras, tabelas, gráficos e representações que, muitas vezes, não são acessíveis a alunos com deficiência visual (DV), por esse motivo, é de extrema importância o desenvolvimento de materiais alternativos que irão auxiliar o aluno no processo de compreensão do conteúdo. Com base nesse pressuposto, analisou-se como é abordado o ensino do tópico de Geometria Molecular e Polaridade, em um livro de Química acessível, a partir da audiodescrição das diferentes linguagens e, a partir dos resultados obtidos, desenvolveram-se materiais didáticos adequados. Descreve-se nesse trabalho a metodologia empregada para a confecção do material, bem como o processo de validação. Conclui-se que nenhum material didático adaptado mostra-se totalmente efetivo para o processo de aquisição de informação a quem foi destinado. Um modo para viabilizar a compreensão do seu conteúdo é integrar a audiodescrição ao modelo tátil, uma vez que ambos se complementam.

Publicado
2019-03-05
Como Citar
Shimada, M., & Aricó, E. (2019). ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 4(1), 17-31. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/299
Seção
Especial III EICPOG