DIREITOS HUMANOS E COMPLEXIDADE

  • Adelino Francisco Oliveira IFSP, campus Piracicaba

Resumo

O PRESENTE ARTIGO VISLUMBRA REFLETIR, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA, SOBRE AS IMPLICAÇÕES, PARA O CAMPO DOS DIREITOS HUMANOS, DE UMA COMPREENSÃO COMPLEXA DE VIDA E EXISTÊNCIA. FAZENDO UMA CONTRAPOSIÇÃO ENTRE LEITURAS FUNDAMENTALISTAS E PENSAMENTO COMPLEXO, O ARTIGO PROCURA DEMONSTRAR OS LIMITES DO FUNDAMENTALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. A CONCEPÇÃO COMPLEXA DE EXISTÊNCIA DESVELA-SE COMO CONDIÇÃO BASILAR PARA SE AVANÇAR NO CAMPO DOS DIREITOS HUMANOS, TENDO COMO REFERÊNCIA OS PRINCÍPIOS DA LIBERDADE E DA SOLIDARIEDADE.

Biografia do Autor

Adelino Francisco Oliveira, IFSP, campus Piracicaba
Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude. Pesquisador do Observatório de Criminalização dos Movimentos Sociais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Pós-Modernidade e Religião (Pós-Religare).
Publicado
2018-09-26
Como Citar
Oliveira, A. (2018). DIREITOS HUMANOS E COMPLEXIDADE. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(4), 4-16. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/276