MANUSEIO DE FLUIDOS DE CORTES
DA UTILIZAÇÃO AO DESCARTE
Resumo
Nos processos de usinagem, o corte do cavaco gera uma grande quantidade de energia devido ao atrito ferramenta-peça e cavaco-ferramenta. A fim de minimizar o desgaste da ferramenta, a dilatação térmica da peça e o dano térmico à estrutura superficial da peça, esse calor deve ser reduzido, através da refrigeração da ferramenta e da peça; para isso são utilizados os fluidos de cortes. Este artigo tem por objetivo apresentar a forma correta de manuseio do fluido de corte a partir de estudo de uma pesquisa bibliográfica exploratória nas principais bases de dados. Foram pesquisados os diversos tipos de fluidos de corte, a forma correta de sua utilização, a manutenção periódica, formas de reciclagem e seu descarte.
Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.