EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFSP - CÂMPUS BIRIGUI.
Resumo
Combater a evasão tem sido uma missão de todos os servidores do Instituto Federal, porém, muitas vezes, os motivos que a ocasiona só são identificados após a evasão estar definida. Desse modo, o objetivo da atual pesquisa foi identificar se houve aumento ou diminuição dos casos de evasão escolar desde a primeira turma em 2010 até o ano de 2014 e relacionar os principais motivos para a sua ocorrência, refletindo sobre o trabalho educativo e as ações do câmpus. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa e análise de dados bibliográficos e documentais coletados junto à Coordenadoria do Sóciopedagógico (CSP), Coordenadoria de Registros Escolares (CRE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores do próprio câmpus, sendo estes a Psicóloga, o Diretor Geral, o Gerente Educacional e o Coordenador de Curso Técnico em Administração. A partir da análise dos dados foi possível identificar os principais motivos e o índice de evasão e traçar um perfil dos alunos evadidos, resultados que podem contribuir com ações futuras de combate à evasão na instituição.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.