O BULLYING EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LINHARES, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

  • Cidimar Andreatta Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) http://orcid.org/0000-0001-5807-8896
  • Thatiele da Silva Ribeiro Moraes Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Ana Cristina Mafumba Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi de investigar como ocorrem as práticas de bullying dentro de uma escola, quem são os agressores e suas vítimas, quais os tipos de bullying praticados e quais ações e medidas a escola tem encaminhado através de Professores e Gestores para a prevenção e combate ao bullying. Como a instituição de ensino, tem por dever resguardar a integridade física e psicológica de seus alunos, mostra-se importante investigar a referida temática em um ambiente escolar, pois o fenômeno bullying vem crescendo de forma desenfreada em nossa sociedade, causando dor e sofrimento psicológico em suas vítimas, não podendo ser encarado como algo inofensivo. A pesquisa é considerada aplicada com abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e de campo com discussões a partir de autores especialistas na temática em questão, tais como Fante (2005 e 2008). Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários aplicados aos alunos, professores e equipe gestora da escola sob a análise de conteúdo a partir de categorias temáticas. Os resultados demonstram que ocorrem práticas de bullying na escola, o que não tem sido percebido pelos professores e equipe gestora da escola.

Biografia do Autor

Cidimar Andreatta, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Thatiele da Silva Ribeiro Moraes, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Licenciada em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Ana Cristina Mafumba, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Publicado
2018-09-26
Seção
Especial Educação, Diversidade e Direitos Humanos