RESISTÊNCIA FEMININA AO COLONIALISMO AFRICANO EM “A ESTÓRIA DA GALINHA E DO OVO” DE LUANDINO VIEIRA
Resumo
Este trabalho tem por objeto de análise a simbologia da construção da resistência feminina frente à sociedade no contexto da cultura africana colonial. A ênfase terá como base o corpus “A Estória da Galinha e do Ovo”, uma das três narrativas da obra Luuanda (2006), de José Luandino Vieira. Para tanto, valemo-nos da crítica dos Estudos Culturais, numa perspectiva sociológica, em particular a partir de estudos teóricos sobre capitalismo pelo viés de Catani (1995). Será abordado o papel da figura feminina no que diz respeito ao seu posicionamento político-histórico, considerando-se que, na ficção, a arte tem como suporte a verossimilhança.
Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.