HOLDEN CAULFIED E O ROMANCE DE FORMAÇÃO: DA ADOLESCÊNCIA À VIDA ADULTA
Resumo
Este artigo analisa os traços do Bidungsroman, também conhecido como Romance de Formação/Educação, na obra de Jerome David Salinger O apanhador no campo de centeio. O interesse por analisar esta obra é justificado pelo fato da personagem principal, Holden Caulfied, apresentar as características do seu processo de amadurecimento. Os referenciais teóricos que embasam nosso trabalho são de Maas (2000), que apresenta um perfil histórico do Romance de Formação citando o filósofo Dithey e o filólogo Morgenstern sobre o que é Bidungsroman. Outro teórico utilizado foi Bakhtin (2001), que irá defender a importância de o leitor perceber este processo de formação das personagens devido à estrita relação com o contexto histórico. Este gênero do romance apresenta uma problemática no que tange à classificação de uma obra literária tendo em vista que, na atualidade, as obras perderam um pouco o traço principal na formação da personagem, em relação ao cânone mínimo, que seria a relação da sua passagem da burguesia para a nobreza. Nosso objetivo é apontar os traços simbólicos presentes na obra de Salinger em relação à formação de Holden Caulfied.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.