HOLDEN CAULFIED E O ROMANCE DE FORMAÇÃO: DA ADOLESCÊNCIA À VIDA ADULTA

  • Camila Ferrari Mulatto Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa os traços do Bidungsroman, também conhecido como Romance de Formação/Educação, na obra de Jerome David Salinger O apanhador no campo de centeio. O interesse por analisar esta obra é justificado pelo fato da personagem principal, Holden Caulfied, apresentar as características do seu processo de amadurecimento. Os referenciais teóricos que embasam nosso trabalho são de Maas (2000), que apresenta um perfil histórico do Romance de Formação citando o filósofo Dithey e o filólogo Morgenstern sobre o que é Bidungsroman. Outro teórico utilizado foi Bakhtin (2001), que irá defender a importância de o leitor perceber este processo de formação das personagens devido à estrita relação com o contexto histórico. Este gênero do romance apresenta uma problemática no que tange à classificação de uma obra literária tendo em vista que, na atualidade, as obras perderam um pouco o traço principal na formação da personagem, em relação ao cânone mínimo, que seria a relação da sua passagem da burguesia para a nobreza. Nosso objetivo é apontar os traços simbólicos presentes na obra de Salinger em relação à formação de Holden Caulfied.

Publicado
2018-06-01
Como Citar
Mulatto, C. (2018). HOLDEN CAULFIED E O ROMANCE DE FORMAÇÃO: DA ADOLESCÊNCIA À VIDA ADULTA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(3), 56-69. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/227
Seção
Artigo Graduando