PRINCESA MONONOKE: POSSIBILIDADE EM ANÁLISE ESTRUTURAL DA NARRATIVA
Resumo
O presente artigo propõe-se a descrever e analisar o filme de animação Princesa Mononoke (1997), de Hayao Miyazaki, partindo da hipótese de que a narrativa do Studio Ghibli apresenta semelhança ou características do Conto Maravilhoso. Para a verificação da hipótese, foram utilizadas a exibição do filme, anotações provenientes desta e capturas de tela, bem como a comparação com as funções dos personagens estabelecidas pela teoria selecionada. Os procedimentos metodológicos procuraram seguir de maneira livre as tabulações de contos apresentadas por Propp (2001) no livro Morfologia do Conto Maravilhoso. Constatou-se que a presença do Conto Maravilhoso na narrativa de Princesa Mononoke apresenta 30 das 31 funções dos personagens elucidadas por Propp (2001), porém, em ordem distinta e repetitiva.
Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.