O ENSINO DE REDAÇÃO SEGUNDO BAKHTIN E OS RESULTADOS DAS REDAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Resumo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou que somente 77 estudantes, dentre os nove milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, conseguiram a nota 1000 na redação. Verifica-se que os resultados dos anos anteriores não são tão diferentes, o que pode indicar problemas no ensino brasileiro de redação. Mikahil Mikhailovich Bakhtin, no artigo “Questões de estilística no ensino da língua” (2013), aponta soluções para os estudantes escreverem redações com criatividade, em um gênero específico indicado. Diante do cenário, o objetivo deste artigo é apresentar a proposta de Bakhtin, elucidada no referido texto, considerando a sua potencialidade para a promoção de avanços em relação à produção da escrita dos estudantes em gêneros propostos.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.