O ENSINO DE REDAÇÃO SEGUNDO BAKHTIN E OS RESULTADOS DAS REDAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

  • Maurício França Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou que somente 77 estudantes, dentre os nove milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, conseguiram a nota 1000 na redação. Verifica-se que os resultados dos anos anteriores não são tão diferentes, o que pode indicar problemas no ensino brasileiro de redação. Mikahil Mikhailovich Bakhtin, no artigo “Questões de estilística no ensino da língua” (2013), aponta soluções para os estudantes escreverem redações com criatividade, em um gênero específico indicado. Diante do cenário, o objetivo deste artigo é apresentar a proposta de Bakhtin, elucidada no referido texto, considerando a sua potencialidade para a promoção de avanços em relação à produção da escrita dos estudantes em gêneros propostos.

Publicado
2018-06-01
Como Citar
Silva, M. (2018). O ENSINO DE REDAÇÃO SEGUNDO BAKHTIN E OS RESULTADOS DAS REDAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(3), 70-83. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/218
Seção
Artigo Graduando