INFÂNCIA, GÊNERO E CIÊNCIA: ANÁLISE DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E PROFISSÃO

  • Ana Claudia Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo.
  • Amanda Cristina Marques

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de desafios e potencialidades de oficinas pedagógicas na promoção de rupturas com estereótipos de gênero relativos a profissões, em especial a carreiras científicas, junto a crianças de 6 a 12 anos de idade. Do ponto de vista metodológico, realizamos pesquisa-ação com um grupo de crianças frequentadoras de uma brinquedoteca de uma comunidade da zona sul de São Paulo. Como resultados, indicamos o potencial de desnaturalização do olhar das crianças em relação às profissões que consideravam mais de “homens” do que de “mulheres”, além do significativo interesse em observar, descobrir e constatar transformações ocorridas nos experimentos científicos promovidos. O tempo que dispomos na pesquisa para tratar das relações de gênero na perspectiva da igualdade das profissões foi limitado, sobretudo por ter de lidar com a própria dinâmica do cotidiano, que reforça e naturaliza falas preconceituosas e estereotipadas em relação às mulheres nos meios de comunicação e em outros espaços de convívio das crianças
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Cruz, A., & Marques, A. (2018). INFÂNCIA, GÊNERO E CIÊNCIA: ANÁLISE DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E PROFISSÃO. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(2), 32-51. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/209
Seção
Artigo Iniciação Científica