MUSICOTERAPIA: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIAR A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Gregory José Russo Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão http://orcid.org/0000-0001-6298-9238
  • Nelson Nascimento Junior Professor Mestre do Professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Campus Cubatão.

Resumo

Este trabalho apresenta o material teórico pesquisado, a metodologia e a expectativa da elaboração de um protótipo de um aplicativo que auxiliará por meio de musicoterapia crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo. O autismo é uma síndrome que afeta diretamente a capacidade de comunicação e socialização dos seus portadores, criando uma barreira dessas crianças com os métodos tradicionais de ensino e desenvolvimento. A musicoterapia, por ser uma linguagem não-verbal, vem se mostrando uma alternativa eficaz para o auxílio desses indivíduos, estimulando as áreas sensoriais, motoras, emocionais, cognitivas e sociais dos pacientes. A utilização de tecnologia digital abre novas possibilidades para a musicoterapia, tornando-se um instrumento auxiliador para a evolução social, criativa e de capacidade de produção.

Biografia do Autor

Gregory José Russo, Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão
Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão
Nelson Nascimento Junior, Professor Mestre do Professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Campus Cubatão.

Professor Mestre do Professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Campus Cubatão.

Publicado
2018-02-01
Como Citar
RUSSO, G.; NASCIMENTO JUNIOR, N. MUSICOTERAPIA: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIAR A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista para Graduandos/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo - REGRASP, v. 3, n. 1, p. 18-25, 1 fev. 2018.
Seção
Especial II EICPOG