MUSICOTERAPIA: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIAR A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
Este trabalho apresenta o material teórico pesquisado, a metodologia e a expectativa da elaboração de um protótipo de um aplicativo que auxiliará por meio de musicoterapia crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo. O autismo é uma síndrome que afeta diretamente a capacidade de comunicação e socialização dos seus portadores, criando uma barreira dessas crianças com os métodos tradicionais de ensino e desenvolvimento. A musicoterapia, por ser uma linguagem não-verbal, vem se mostrando uma alternativa eficaz para o auxílio desses indivíduos, estimulando as áreas sensoriais, motoras, emocionais, cognitivas e sociais dos pacientes. A utilização de tecnologia digital abre novas possibilidades para a musicoterapia, tornando-se um instrumento auxiliador para a evolução social, criativa e de capacidade de produção.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.