MUSICOTERAPIA: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIAR A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Gregory José Russo Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão http://orcid.org/0000-0001-6298-9238
  • Nelson Nascimento Junior Professor Mestre do Professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Campus Cubatão.

Resumo

Este trabalho apresenta o material teórico pesquisado, a metodologia e a expectativa da elaboração de um protótipo de um aplicativo que auxiliará por meio de musicoterapia crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo. O autismo é uma síndrome que afeta diretamente a capacidade de comunicação e socialização dos seus portadores, criando uma barreira dessas crianças com os métodos tradicionais de ensino e desenvolvimento. A musicoterapia, por ser uma linguagem não-verbal, vem se mostrando uma alternativa eficaz para o auxílio desses indivíduos, estimulando as áreas sensoriais, motoras, emocionais, cognitivas e sociais dos pacientes. A utilização de tecnologia digital abre novas possibilidades para a musicoterapia, tornando-se um instrumento auxiliador para a evolução social, criativa e de capacidade de produção.

Biografia do Autor

Gregory José Russo, Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão
Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão
Nelson Nascimento Junior, Professor Mestre do Professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Campus Cubatão.

Professor Mestre do Professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Campus Cubatão.

Publicado
2018-02-01
Como Citar
Russo, G., & Nascimento Junior, N. (2018). MUSICOTERAPIA: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIAR A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(1), 18-25. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/208
Seção
Especial II EICPOG