A TEORIA DA PRÁTICA, OU A PRÁTICA NA TEORIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO IFSP-SPO

  • Vanessa Zinderski Guirado

Resumo

O presente trabalho de pesquisa analisa os resultados encontrados após entrevistas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo, com professores de disciplinas práticas, buscando entender como foi desenvolvido o processo de aquisição de conhecimento do professor, como as ações pedagógicas foram trabalhadas e que tipo de embasamento eles empregaram em sua ação docente. Como instrumento de produção e coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como referencial teórico, foram feitas leituras referentes à formação de professores e a aquisição de conhecimento, que contribuíram para a elucidação das questões trabalhadas, desta forma, embasando a pesquisa e promovendo ao longo do texto a interlocução dos autores adotados, com os dados coletados. Como metodologia de organização e análise de dados, optou-se pela Análise Comparativa, com o intuito de constatar se a experiência prática vivida em sala de aula pelos professores, é refletida na teoria adotada. Espera-se com o presente estudo compreender melhor qual é o processo de aprendizagem do professor, suas influências externas, relevância da formação acadêmica, o que compreende a sua ação docente e como é realizado o desenvolvimento de ações buscando a qualidade da relação ensino-aprendizagem em seu dia-a-dia como educador.

 

Palavras-chave: Papel do professor. Ação docente. Relevância da formação acadêmica.  Ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Vanessa Zinderski Guirado
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Publicado
2017-10-01
Como Citar
Guirado, V. (2017). A TEORIA DA PRÁTICA, OU A PRÁTICA NA TEORIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO IFSP-SPO. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 2(5), 4-25. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/184
Seção
Artigos