A TEORIA DA PRÁTICA, OU A PRÁTICA NA TEORIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO IFSP-SPO
Resumo
O presente trabalho de pesquisa analisa os resultados encontrados após entrevistas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo, com professores de disciplinas práticas, buscando entender como foi desenvolvido o processo de aquisição de conhecimento do professor, como as ações pedagógicas foram trabalhadas e que tipo de embasamento eles empregaram em sua ação docente. Como instrumento de produção e coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como referencial teórico, foram feitas leituras referentes à formação de professores e a aquisição de conhecimento, que contribuíram para a elucidação das questões trabalhadas, desta forma, embasando a pesquisa e promovendo ao longo do texto a interlocução dos autores adotados, com os dados coletados. Como metodologia de organização e análise de dados, optou-se pela Análise Comparativa, com o intuito de constatar se a experiência prática vivida em sala de aula pelos professores, é refletida na teoria adotada. Espera-se com o presente estudo compreender melhor qual é o processo de aprendizagem do professor, suas influências externas, relevância da formação acadêmica, o que compreende a sua ação docente e como é realizado o desenvolvimento de ações buscando a qualidade da relação ensino-aprendizagem em seu dia-a-dia como educador.
Palavras-chave: Papel do professor. Ação docente. Relevância da formação acadêmica. Ensino-aprendizagem.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.