O TRABALHO COM MITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA PARA A LEITURA E ANÁLISE DA OBRA OS LUSÍADAS

  • Poliana Alves de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Resumo

Este artigo se propõe a investigar como o trabalho com a mitologia pode incentivar o contato dos discentes de Ensino Médio com obras da Literatura Clássica. Para realizar semelhante tarefa, o ponto de partida será estabelecer um conceito de Mito, de acordo com as teorias de Junito de Souza brandão e Mircea Eliade. Em seguida, procura-se relacionar a questão do Mito com o ensino de Literatura, abordando-se as concepções de Paulo Freire sobre a educação e de Volochínov sobre a formação de valores na Literatura. Por fim, conceitua-se o gênero épico para proceder à análise das duas personagens mitológicas que estabelecem diálogo com a personagem histórico-mitológica Vasco da Gama na obra de Luís de Camões, Os Lusíadas: o gigante Adamastor e a deusa Tethys.

Publicado
2016-11-30
Como Citar
Alves de Araújo, P. (2016). O TRABALHO COM MITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA PARA A LEITURA E ANÁLISE DA OBRA OS LUSÍADAS. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 1(1), 35-55. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/17
Seção
Artigo Iniciação Científica