ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

  • Jorge Ferreira Dantas Junior IFBA
  • Mariana Fernandes dos Santos IFBA
Palavras-chave: Ensino de Física, Linguagem fílmica, Educação básica profissional.

Resumo

O artigo trata sobre a linguagem fílmica como recurso pedagógico nas aulas de Física no ensino médio integrado da educação profissional. Por meio da pesquisa de método qualitativo, o objetivo deste texto é de apresentar possibilidades de uso de cenas de filmes produzidos pela indústria cultural. São discutidos os aspectos relativos ao ensino de física na educação profissional integrada (ZANETIC, 2016), (CIAVATTA; FRIGOTTO, 2010), bem como o ensino de física e a linguagem fílmica na atualidade (ADORNO, 2002), (CANEN; et al, 2002) aplicada no contexto educacional. Os resultados apontam que os produtos da indústria cultural (filmes) podem funcionar como importantes aliados nas práticas educacionais no ensino e na aprendizagem de fenômenos físicos. Conclui-se que é necessário que sejam repensadas as concepções e metodologias para o ensino de física, com vistas ao reconhecimento das diversas formas de aprendizagem/aplicação dos conceitos físicos, na perspectiva curricular integradora e interdisciplinar, promovendo as diferentes formas de manifestações culturais de maneira crítica.

Biografia do Autor

Jorge Ferreira Dantas Junior, IFBA
Em 2007 graduou-se em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tornando-se professor substituto pelo Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente(DFTM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)( período de março a junho de 2008). Em julho de 2008 trabalhou no Instituto Politécnico de Benguela (Angola) até dezembro de 2009. Obteve sua segunda graduação em Física (Bacharelado) pela mesma Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2011. Em março de 2012, ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus de Eunápolis, como Professor Efetivo (regime de trabalho: DE). Mestre em 2015, no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Cosmologia. Atualmente é doutorando no programa de Pós-Graduação em Física no Instituto de Física da Universidade Federal de Bahia (UFBA).
Mariana Fernandes dos Santos, IFBA
Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPEFHC-UFBA). Mestre em Estudo de Linguagens pelo PPGEL/UNEB/Salvador (2013), vinculado ao grupo de pesquisa, Grupo de Estudos Interdisciplinares em Língua,Linguagem e Cultura.Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (FACSA/IBEC-BA).Especialista em Educação a Distância(UNEB/BA).Possui graduação em Letras-Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- IFBA. Coordenadora de polo EaD-IFBA-EUNÁPOLIS. Foi Coordenadora Adjunta UAB/IFBA (2012-2016).Possui experiência docente em cursos de nível superior EaD e presencial.Área de atuação/experiência:Ensino de Língua e Literatura,Estágio Supervisionado em Letras,Linguística aplicada (letramentos),Educação,EaD,Educação profissional e Análise do Discurso de linha francesa.Membro do Núcleo de Estudos e Preparação Docente em Ciências NEPDC-UFBA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguagem e tecnologia, EaD, Educação/Formação de professores,Ensino de língua, Letramentos, e Análise do discurso. É pesquisadora e vice - líder do Grupo de pesquisa, Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade - GEICES - IFBA, nas Linhas :Educação e Gênero, sexualidades e políticas públicas. Pesquisadora no grupo: Descrição do Português do Brasil - IFSP, nas linhas de pesquisa,Estudos analítico-descritivos da linguagem e Estudos do Discurso: ação, sujeito, gêneros e identidade(s). Pesquisadora no grupo e vice-líder: Estudos Sociolinguísticos e Discursivo-culturais, nas linhas de pesquisa,Estudos do Discurso e Estudos socioculturais. Pesquisadora(estudante de Doutorado) no grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Formação de Professores da UFBA, nas linhas de pesquisa, Ensino de Ciências e Linguagem e Formação de Professores em Ciências. Pesquisadora no grupo de pesquisa Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade- linhas: Letramentos, discurso e ensino; Linguística aplicada ao ensino de línguas - (UNEB). Foi coordenadora de polo do Profuncionário IFBA/Eunápolis.Lecionou/leciona no ensino superior presencial. Atuou como professora -tutora presencial do curso de Letras EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA.Atuou como coordenadora do polo UAB/MEC/BA/IPIAÚ.Lecionou na Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino da Bahia e atuou como professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ipiaú/Ba, no ensino fundamental I e II.

Referências

ADORNO, Theodor W.; Jorge Miranda de Almeida. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. “O Iluminismo como mistificação das massas”. In: ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

AIRES, Joanez A. “Integração Curricular e Interdisciplinaridade: sinônimos?". Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 215-230, jan./abr., 2011.

BEANE, James. A. Integração Curricular: a concepção do núcleo da educação democrática. Lisboa: Didática Editora, 1997.

BRASIL. Lei nº 11.982, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. DOU de 30 de dezembro de 2008. Pág. 01.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Base para a Educação Nacional. DOU de 23 de dezembro de 1996. Seção 01. Pág. 27833.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) Ensino Médio. Ministério da Educação, 2011.

BRASIL. Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica: Concepção de Diretrizes. 2010.

CANEN, A.; Oliveira, A. M. . A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 61-74, 2002.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

DRAGON Ball Z. Direção: Daisuke Nishio. Roteiro: Takao Koyama. País: Japão. Produção: Kazumasa Horikawa, Matsuji Kishimito, 1989. Série Animada. Colorida. Classificação Livre.

GRAVIDADE. Direção: Alfonso Caurón. País: EUA, Reino Unido. Distribuição: Warner Bros, 2012. Filme (91min). Colorido.

HARRY Potter e o Cálice De Fogo. Direção: Mike Newell. País: EUA, Reino Unido. Produção e distribuição: Warner Bros, 2005. Filme (157min). Colorido.

INTERESTELAR. Direção: Christopher Nolan. País: EUA. Distribuição: Warner Bros, (2014). Filme (169min). Colorido.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

MOITA-LOPES, L. P. & ROJO, R. H. R. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. In BRASIL/MEC/SE/DPEM. Orientações curriculares de ensino médio. Brasília, DF.: IPEA/MPOG, dez, 2002.

NARUTO. Escrito e ilustrado: Masashi Kishimoto. País: Japão, 1997. Série Animada. Colorida. Classificação Livre.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SASSERON, Lúcia Helena. "O Ensino de Física na Educação Básica: histórico, alcances e perspectivas". Enfrentamento do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea (2016).

VELOZES e Furiosos 7.Direção: James Wan. País: EUA, Japão. Produção: Original Film Feature Film, 2015. Filme (137min), Colorido. Distribuição brasileira: Universal Pictures.

VIGLUS, D. O filme na sala de aula: um aprendizado prazeroso (s.e/s.d) [S.I]<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1532-8.pdf>.

XAVIER, Carlos Henrique Gurgel, et al. "O USO DO CINEMA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO (Using cinema for teaching physics in the high school)."

ZANETIC, João. "Física e cultura." Ciência e Cultura 57.3 (2005): 21-24.

ZANETIC, João. "O Ensino de Física na sociedade contemporânea". Enfrentamento do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea (2016).

Publicado
2017-08-01
Como Citar
Dantas Junior, J., & Santos, M. (2017). ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 2(4), 79-94. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/149
Seção
Artigos