ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Resumo
O artigo trata sobre a linguagem fílmica como recurso pedagógico nas aulas de Física no ensino médio integrado da educação profissional. Por meio da pesquisa de método qualitativo, o objetivo deste texto é de apresentar possibilidades de uso de cenas de filmes produzidos pela indústria cultural. São discutidos os aspectos relativos ao ensino de física na educação profissional integrada (ZANETIC, 2016), (CIAVATTA; FRIGOTTO, 2010), bem como o ensino de física e a linguagem fílmica na atualidade (ADORNO, 2002), (CANEN; et al, 2002) aplicada no contexto educacional. Os resultados apontam que os produtos da indústria cultural (filmes) podem funcionar como importantes aliados nas práticas educacionais no ensino e na aprendizagem de fenômenos físicos. Conclui-se que é necessário que sejam repensadas as concepções e metodologias para o ensino de física, com vistas ao reconhecimento das diversas formas de aprendizagem/aplicação dos conceitos físicos, na perspectiva curricular integradora e interdisciplinar, promovendo as diferentes formas de manifestações culturais de maneira crítica.Referências
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