PLAUTO E VIRGÍLIO NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO DE LITERATURA LATINA NO ENSINO MÉDIO

  • Felipe Nogueira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: PIBID Letras, Ensino de Literatura, Latim, Clássicos,

Resumo

O seguinte trabalho é um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa. Foi desenvolvido por licenciandos em Letras do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), junto a uma professora supervisora, com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de São Paulo. O trabalho teve como objetivo a introdução à cultura e língua latina, por meio de obras literárias clássicas e de tópicos de latim, de forma que, ao seu final, os alunos fossem capazes de reconhecer a importância da língua e literatura latina na formação da língua e literatura portuguesa. No presente artigo é abordado apenas o trabalho de leitura das obras literárias, entre as quais a Aulularia de Plauto e o primeiro poema das Bucólicas de Virgílio. Os alunos ainda tiveram contato com trechos e fragmentos de outros autores latinos, além de apresentações sobre a arte e cultura romana. Foram realizadas leituras dirigidas em sala de aula e, após a leitura, os alunos produziram comentários escritos acerca de suas experiências, dos quais alguns são apresentados neste artigo e que revelaram impressões positivas em relação às atividades desenvolvidas.

 

Palavras-chave:PIBID Letras; Ensino de Literatura; Latim; Clássicos.

Biografia do Autor

Felipe Nogueira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Licenciando em Letras

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

COSTA VAL, Maria da G. et al. Avaliação do texto escolar – Professor-leitor/Aluno-autor. Belo Horizonte, 2015. Autêntica, p. 16.

CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.

LEONI, G. D. A Literatura de Roma. São Paulo, 1967. Livraria Nobel S. A. 304 p.

PLAUTO; TERÊNCIO. A Comédia Latina. Tradução de Agostinho da Silva. Rio de Janeiro, 1969. Ediouro, 325 p.

SILVA, Antonio Ozaí da. Um olhar sobre a Literatura: reflexões acerca da sua contribuição político-pedagógica. Maringá, 2008. Revista Espaço Acadêmico – nº 91 – mensal – dezembro de 2008.

TRAGTENBERG, Maurício. A importância da literatura para o homem de cultura universitária, qualquer que seja sua especialização. Separata da Revista de História Nº 44, 1960, (FFCL – USP), São Paulo. Publicado na Revista Espaço Acadêmico, nº 07, dezembro de 2001. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/007/07trag_literatura.htm

VALARINI, Sharlene Davantel. Estratégias didático-metodológicas para o "ensino" da leitura do texto literário. III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil II Fórum Latino-Americando de Pesquisadores de Leitura. 2012 (congresso).

VIGOTSKI, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins fontes, 1998.

VIRGÍLIO. Bucólicas. Tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos. Brasília, 1982. Editora Universidade de Brasília/Melhoramentos. 169 p.

Publicado
2016-11-30
Como Citar
de Sousa, F. (2016). PLAUTO E VIRGÍLIO NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO DE LITERATURA LATINA NO ENSINO MÉDIO. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 1(1), 56-71. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/14
Seção
Artigo PIBID