Origens e evolução dos métodos e estruturas de ensino na Engenharia de Produção: uma análise histórica utilizando bibliometria

  • Samira Carrafa Manzini Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), São Mateus, ES, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-2362-0981
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-0170-6892
Palavras-chave: bibliometria, engenharia de produção, evolução histórica, métodos de ensino

Resumo

Este estudo realizou uma revisão bibliométrica sobre a evolução dos métodos e estruturas de ensino na Engenharia de Produção, com foco em metodologias tradicionais e ativas. Foram analisados artigos publicados entre 1956 e 2024 nas bases Web of Science, Scielo, OasisBR e Google Scholar. O processo de seleção seguiu critérios de relevância e citações, resultando em um portfólio final de 14 artigos. Os resultados indicam predominância histórica de métodos expositivos, mas revelam crescimento recente das metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), gamificação e sala de aula invertida, alinhadas às demandas da Indústria 4.0. No entanto, persistem lacunas na integração entre teoria e prática, além de desafios como o absenteísmo estudantil. Conclui-se que a literatura apresenta fragmentação e carece de protocolos sistematizados, mas aponta tendências de inovação pedagógica.

Biografia do Autor

Samira Carrafa Manzini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), São Mateus, ES, Brasil.

Graduanda em Engenharia de Produção.

Rodrigo Randow de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico. Bolsista de Produtividade Capixaba - EDITAL FAPES 06/2022 - BPC EDITAL FAPES N 06/2021

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Publicado
2025-12-16
Como Citar
Manzini, S., & Freitas, R. (2025). Origens e evolução dos métodos e estruturas de ensino na Engenharia de Produção: uma análise histórica utilizando bibliometria. Revista Para Graduandos/Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo - Campus São Paulo - REGRASP, 10(3), 191-206. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1310