Os desafios e dificuldades dos professores brasileiros no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) durante o ensino remoto na pandemia da COVID- 19
Resumo
O uso da tecnologia, em especial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), está intrinsecamente ligada à educação, mostrando-se uma excelente aliada no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o isolamento social e o fechamento das escolas durante a pandemia de Covid-19 mostrou um enorme despreparo tanto social quanto governamental para a adaptação ao ensino remoto. Esse despreparo manifestou-se em diferentes frentes: dificuldades técnicas, sociais, financeiras, de acessibilidade e psicológicas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar artigos publicados na plataforma Google Acadêmico, entre 2020 e 2023, que tratassem das principais dificuldades vivenciadas pelos professores durante esse processo de ensino remoto, com a leitura e classificação dos obstáculos narrados pelos educadores, com posterior análise quantitativa dos dados colhidos. Embora as tecnologias rompam barreiras e facilitam as atividades humanas, muitas vezes, colocam outras barreiras, especialmente a seu acesso ou domínio, revelando que a apropriação dessas ferramentas ainda não é apropriada ou universal.
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