LinFE: Abordagem de Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos - origens, desenvolvimento, características, tipos de cursos, mudança de nomenclatura, e implicações para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA)

  • Maria Aparecida Gazotti Vallim IFSP

Resumo

A Abordagem de Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) está fundamentada na análise das necessidades dos aprendizes e visa desenhar cursos direcionados às demandas específicas de comunicação e de aprendizagem dos estudantes. O presente artigo discute a origem, as características e o desenvolvimento dessa abordagem fora e dentro do Brasil, bem como a mudança da nomenclatura no país, destacando as implicações pedagógicas dessa abordagem com vistas a estabelecer uma relação entre LinFe e o ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Conclui-se que a Abordagem de Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (LinFe), já utilizada no ensino de Português como Língua Adicional (PLA), pode contribuir ainda mais para o desenho de cursos neste campo, uma vez que valoriza o contexto sociocultural e a construção de práticas pedagógicas flexíveis e situadas.

Palavras-chave: LinFe; Ensino-aprendizagem de línguas; Línguas para fins específicos; Análise de necessidades; Necessidades de aprendizagem; Ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA).


Publicado
2025-04-27
Como Citar
Gazotti Vallim, M. A. (2025). LinFE: Abordagem de Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos - origens, desenvolvimento, características, tipos de cursos, mudança de nomenclatura, e implicações para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA). REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 10(1), 6-21. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1250
Seção
Especial: Português Língua Adicional 2025