ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL E A MONITORIA ACADÊMICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Thaís de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este relato apresenta uma experiência de ensino vivenciada no curso Português como Língua Adicional (PLA), ofertado como extensão na modalidade EaD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Paulo, a falantes de espanhol e/ou inglês. O objetivo deste texto é descrever e refletir sobre a monitoria acadêmica praticada no curso e-TEC PLA em Rede (IFSP) e sobre sua contribuição para a formação docente. Para tal, serão apontadas dificuldades e superações enfrentadas pela(o) discente de Letras durante a atuação na monitoria, as quais serão analisadas a partir de conceitos como Mediação Pedagógica e Metodologias Ativas (Valente, 2018), Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012) e de sua relação com as tecnologias digitais (Moran, 2000). As práticas pedagógicas completam o currículo da formação docente, aproximando o contexto real da sala de aula ao ensino teórico acadêmico, contribuindo para a aprendizagem autorreflexiva da(o) futura(o) professor(a) de Letras e, preliminarmente, para as pesquisas no campo das licenciaturas e processos de ensino aprendizagem.

Publicado
2025-04-27
Como Citar
Ferreira, T. (2025). ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL E A MONITORIA ACADÊMICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 10(1), 62-76. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1242
Seção
Especial: Português Língua Adicional 2025