O Ensino de português para estrangeiros e a possibilidade de desmistificar:
Um relato de experiência
Resumo
O artigo objetiva analisar o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) como uma possibilidade de desconstrução de estereótipos acerca da cultura brasileira e da língua portuguesa. Para isso, a proposta fundamenta-se nas experiências adquiridas por meio das aulas ministradas a uma turma de anglófonos no contexto do ensino de português. Com base em textos teóricos, discute-se como o ensino de português pode atuar como um veículo de desmistificação cultural. A partir das atividades desenvolvidas e da interação professor-aluno, foi possível proporcionar aos estudantes uma nova perspectiva sobre a cultura brasileira, desconstruindo preconceitos previamente existentes. Conclui-se que o ensino de PLA, quando planejado com enfoque intercultural, contribui significativamente para a construção de uma visão mais ampla e realista sobre o Brasil, promovendo um aprendizado linguístico e cultural mais profundo.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.