O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

REFLEXÕES PÓS RETORNO PRESENCIAL

Resumo

Em 2020 o mundo passou por uma grande crise sanitária em decorrência da pandemia do COVID-19. O cenário em que se vivia anteriormente passou por grandes transformações, inclusive na área da educação. Em março de 2020, através da portaria nº 343, o Ministério da Educação decretou a substituição das aulas presenciais em andamento, por aulas remotas, com o uso das tecnologias de informação e comunicação. Com isso, novas tecnologias de comunicação passaram a ser utilizadas frequentemente no período de pandemia e com o retorno às aulas houve o questionamento, sobre as expectativas nas estratégias de ensino-aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma reflexão sobre a utilização de tecnologias como forma de ensino-aprendizagem, e as expectativas de mudanças nas estratégias pedagógicas com o retorno às salas de aulas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem exploratória-descritiva, com uso de estudo de caso e aplicação de questionários online para professores e alunos de uma Universidade na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Os resultados obtidos mostram que a utilização das ferramentas de tecnologia nas aulas remotas durante a pandemia, trouxe boas experiências tanto para alunos quanto para professores. As expectativas dos professores é que a utilização dessas ferramentas continue com o retorno das aulas presenciais, melhorando assim a metodologia de ensino. Para os alunos, as ferramentas de tecnologia ajudam no processo de aprendizagem, pois as dificuldades para aprender a matéria diminuem com a disponibilidade das aulas gravadas, de materiais adicionais e outros recursos tecnológicos importantes para o ensino-aprendizagem.

 

Palavras Chaves: Tecnologia; Ensino; Pandemia.

Biografia do Autor

Laura Carolina Beloni Insenha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Administração

Rosely Cândida Sobral, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora pelo Programa interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste (2019). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - PPA-UEM/UEL (2006). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu.

Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Formada em Administração (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Recebeu os graus de Mestra e Doutora em Administração em 2015 e 2020, respectivamente, pela linha de pesquisa de Estratégia e Análise Organizacional, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPR. De 2018 a 2019 foi pesquisadora visitante no International Business Centre, na Aalborg University, Dinamarca.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
Beloni Insenha, L., Sobral, R., & Ribeiro Rodrigues da Silva, G. (2024). O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 9(3), 76-92. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1216