ESTUDOS DE CASOS PARA O PRÉ-DIMENSIONAMENTO E ESTIMATIVAS DE CUSTOS DE ENCONTROS DE PONTES
Resumo
Como qualquer obra de engenharia, as pontes demandam um custo estimativo para fornecer contribuições para uma melhor escolha dos materiais, processos construtivos e modelo estrutural adotado. Atualmente, no Brasil, há pelo menos um balizador público, no qual oferece um simulador de custos para uma obra de ponte, disponível em Fundação Getúlio Vargas (2019), de autoria da FGV, IBRE e DNIT. Para funcionamento do simulador, o usuário deve escolher a região da obra, seu porte, seu tipo e sua área construída, recebendo como resultado o custo estimativo total da obra. Os tipos disponíveis são: ponte ou viaduto em longarinas de concreto armado; em balanços sucessivos; e passagem inferior em concreto armado. Dessa forma, não há estimativas para outros tipos de pontes, além dos citados anteriormente, e não há divisão dos custos estimativos da estrutura entre suas partes, como encontros, pilares, fundações e superestrutura. Neste artigo, apresentam-se os resultados dos estudos de casos de encontros de algumas pontes, com o intuito de encontrar relações de seu pré-dimensionamento e custo estimativo, a fim de contribuir para a futura criação de um software.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.