BENCHMARKING DE DESEMPENHO DAS CINCO MELHORES COMPANHIAS AÉREAS DA AMÉRICA DO SUL SEGUNDO A SKYTRAX

  • Victor Manoel Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Natalya Reis da Silva Universidade de São Paulo
  • Rodrigo Ribeiro de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1006-6500
  • Gloria Edith Molinari
  • Wellington GONÇALVES

Resumo

O turismo na América Latina tem se intensificado ao longo dos anos e, um dos prováveis responsáveis por essa intensificação,  é o uso do modal de transporte aéreo. Desta forma, como desdobramento dessa intensificação há uma acentuada procura por serviços de transporte aéreo, o que tem levado as empresas a reverem seus processos e, adequarem às realidades requeridas por usuários. Assim, o presente artigo objetivou analisar quantitativamente as cinco melhores companhias aéreas da América do Sul - ranqueadas pela  Skytrax 2023 - mediante a realização de um benchmarking de desempenho que mensura critérios diversificados referentes aos serviços prestados por essas empresas. Para tanto, foram utilizados dados quantitativos disponíveis nas plataformas “TripAdvisor” e “Decolar.com”, referentes à classificação dos clientes sobre alguns critérios relacionados a: Latam, Azul, JetSmart, Sky Airline e Avianca, dados coletados em agosto de 2023. Os resultados obtidos contradizem o estudo da Skytrax que elegeu a Latam Airline como a melhor companhia aérea, posto que a Azul Linhas Aéreas obteve as melhores médias nas plataformas utilizadas nesta pesquisa. Verificou-se, também, que as companhias aéreas precisam elevar o nível de qualidade para melhor atender os passageiros, principalmente no que tange ao conforto, uma vez que as melhorias nos serviços de transporte aéreo irão influenciar diretamente na cadeia turística. Ademais, recomenda-se, para estudos futuros, que seja realizado uma análise da qualidade dos critérios de "conforto" e "comida", em que ambos obtiveram as menores notas de acordo com a Tabela 1.

Biografia do Autor

Natalya Reis da Silva, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP). Graduanda em Licenciatura em Letras-Português, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tecnóloga em Gestão de Turismo (2022), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), e técnica em Administração integrado ao ensino médio (2019), pela Escola Técnica Estadual Abdias do Nascimento (ETEC). É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Economia e Administração do Turismo (NEAT-USP).

Rodrigo Ribeiro de Oliveira

Professor Titular em Administração no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Possui título de doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Wellington GONÇALVES

Doutor em Engenharia de Produção pela UNIMEP (2016), Mestre em Engenharia de Transportes pelo IME (2001). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), contribuindo também como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Trabalha sobretudo com os seguintes temas: Ciências da decisão; Gestão de serviços; Gestão estratégica de operações: Logística; Gestão da inovação: Gestão da cadeia de suprimentos; Engenharia de processo; Planejamento e gestão de transportes, e Administração pública. Exerce ainda a função Avaliador "ad hoc" In Loco de curso INEP/MEC.

Publicado
2024-09-30
Como Citar
Souza, V., Silva, N., Oliveira, R., Molinari, G., & GONÇALVES, W. (2024). BENCHMARKING DE DESEMPENHO DAS CINCO MELHORES COMPANHIAS AÉREAS DA AMÉRICA DO SUL SEGUNDO A SKYTRAX. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 9(2), 17-30. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1199