BENCHMARKING DE DESEMPENHO DAS CINCO MELHORES COMPANHIAS AÉREAS DA AMÉRICA DO SUL SEGUNDO A SKYTRAX
Resumo
O turismo na América Latina tem se intensificado ao longo dos anos e, um dos prováveis responsáveis por essa intensificação, é o uso do modal de transporte aéreo. Desta forma, como desdobramento dessa intensificação há uma acentuada procura por serviços de transporte aéreo, o que tem levado as empresas a reverem seus processos e, adequarem às realidades requeridas por usuários. Assim, o presente artigo objetivou analisar quantitativamente as cinco melhores companhias aéreas da América do Sul - ranqueadas pela Skytrax 2023 - mediante a realização de um benchmarking de desempenho que mensura critérios diversificados referentes aos serviços prestados por essas empresas. Para tanto, foram utilizados dados quantitativos disponíveis nas plataformas “TripAdvisor” e “Decolar.com”, referentes à classificação dos clientes sobre alguns critérios relacionados a: Latam, Azul, JetSmart, Sky Airline e Avianca, dados coletados em agosto de 2023. Os resultados obtidos contradizem o estudo da Skytrax que elegeu a Latam Airline como a melhor companhia aérea, posto que a Azul Linhas Aéreas obteve as melhores médias nas plataformas utilizadas nesta pesquisa. Verificou-se, também, que as companhias aéreas precisam elevar o nível de qualidade para melhor atender os passageiros, principalmente no que tange ao conforto, uma vez que as melhorias nos serviços de transporte aéreo irão influenciar diretamente na cadeia turística. Ademais, recomenda-se, para estudos futuros, que seja realizado uma análise da qualidade dos critérios de "conforto" e "comida", em que ambos obtiveram as menores notas de acordo com a Tabela 1.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.