DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ITERATIVO EM PYTHON PARA RECONHECIMENTO DE SOLO DA ÁREA ESCOLHIDA PELO USUÁRIO NA CIDADE DE VOTUPORANGA-SP.

  • Bruno Henrique Serpa Palmieri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Votuporanga

Resumo

O estudo preliminar do solo é uma etapa fundamental para o desenvolvimento de uma obra, envolvendo métodos como o ensaio SPT (Standard Penetration Test). No entanto, muitas obras negligenciam a importância desse estudo, resultando em estruturas dimensionadas de maneira incorreta e problemas futuros. Nesse contexto, foi desenvolvido um software iterativo que usa informações de um banco de dados próprio (relatórios de sondagem) e as apresentam nas respectivas regiões de ocorrência no município de Votuporanga/SP. Dessa forma, por meio do aplicativo, o usuário pode visualizar o mapa da cidade e conhecer relatórios de sondagem já realizados na área de interesse. O software visa auxiliar as empresas de sondagem na escolha adequada do método e ferramentas para a execução do ensaio, ao fornecer conhecimento prévio sobre as características do solo local. A programação em Python permite a automatização do processo, garantindo uma fácil interpretação para os usuários. Espera-se que o aplicativo contribua para a melhoria dos procedimentos de reconhecimento de solos na cidade de Votuporanga, além de fornecer informações específicas sobre o solo em uma determinada região, facilitando a adoção de melhores práticas e ferramentas.

Publicado
2024-09-30
Como Citar
Serpa Palmieri, B. (2024). DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ITERATIVO EM PYTHON PARA RECONHECIMENTO DE SOLO DA ÁREA ESCOLHIDA PELO USUÁRIO NA CIDADE DE VOTUPORANGA-SP. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 9(2), 3-16. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1198