OFICINAS TEMÁTICAS REALIZADAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as potencialidades de três oficinas temáticas para aprendizagem química, desenvolvidas de forma online com um grupo de estudantes surdos no âmbito de um projeto de extensão em 2021. As oficinas foram elaboradas com base nos pressupostos da abordagem CTS e aplicadas de forma bilíngue, utilizando a Libras como primeira língua e o português, na modalidade escrita, como segunda língua. Para realização da oficina tivemos a participação voluntária de uma intérprete de Libras na mediação do diálogo entre estudantes surdos e bolsistas do projeto. Ressaltamos que a intérprete realizou uma pesquisa prévia de sinais específicos utilizados para determinados termos ou conceitos químicos, que facilitaram a compreensão dos temas abordados nas oficinas, dos quais três deles são apresentados neste trabalho. Os resultados evidenciaram: as potencialidades das oficinas para aprendizagem de conceitos químicos; as contribuições da abordagem CTS para um ensino contextualizado; e a importância de uma intérprete de Libras no ambiente educacional. Destacamos ainda que as oficinas possibilitaram a participação ativa dos estudantes surdos na discussão de temáticas socioambientais com base em conhecimentos científicos, contribuindo assim para formação de cidadãos com vistas à tomada de decisão consciente para resolução de problemas inerentes à sociedade em que estão inseridos.

Publicado
2022-10-31
Como Citar
Souza, J., Miranda Junior, P., & Pizzino, J. (2022). OFICINAS TEMÁTICAS REALIZADAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 7(3), 15-31. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1129