PARQUE BRASILÂNDIA
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONCILIANDO O DIREITO À MORADIA E O DIREITO AO MEIO AMBIENTE
Resumo
O presente trabalho aborda a relação entre o direito à moradia e o direito ao meio ambiente no contexto das cidades contemporâneas mediante o estudo de um território periférico marcado pela presença de uma área de preservação ambiental que ao longo dos anos foi sendo ocupada por habitações irregulares e precárias, reflexo da carência habitacional da região. Após o estudo da área, com o levantamento de suas características físicas e sociais (leitura diagnóstica), foi desenvolvido um projeto integrado de paisagismo e habitação. Buscou-se conciliar ambos os direitos – à moradia e ao meio ambiente – em um mesmo território, por meio da implantação de um parque público para a população da região, marcada pela carência de espaços verdes livres, em conjunto com habitações de interesse social destinadas às famílias que lá vivem de forma precária e em áreas de risco. Dessa forma buscou-se apresentar uma alternativa para o desenvolvimento de cidades mais equilibradas e sustentáveis, pautadas no pleno atendimento dos direitos humanos fundamentais e sem rompimento com o vínculo territorial daqueles que lá habitam.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.