COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA: DELINEAMENTO ESTATÍSTICO DE UMA ANÁLISE SEMÂNTICA AUTOMÁTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS
Resumo
A comunicação científica ocorre entre os processos de pesquisa e comunicação, a partir dos quais cognição e língua estão conectadas para comunicar a narrativa da pesquisa, um processo complexo que pode ser gerenciado a partir da semântica de frames. Este trabalho tem por objetivo analisar como os frames semânticos, detectados em resumos científicos, estão associados com a narrativa da pesquisa, utilizando-se um modelo de delineamento estatístico. Dessa forma, propõe-se um esforço entre a linguística aplicada, a informática e a estatística, com foco na semântica de frames. As atividades do projeto são pautadas na análise dos dados dos frames semânticos em um corpus de 1.800 resumos científicos, buscando-se identificar os padrões presentes no corpus e as associações necessárias, a partir de uma análise baseada em tabelas e gráficos, propiciando mais clareza no entendimento dos dados e dos resultados provenientes da análise do corpus. Conclui-se, portanto, que o projeto cumpriu seu propósito, pois entregou como resultado uma análise estatística e semântica do corpus, permitindo reconhecer o viés da área de estudo e servindo como orientação para o ensino de redação científica no processo de educação de cientistas.
Palavras-chave: Estatística; Semântica; Frames; Resumos Científicos; Comunicação Científica.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.