REQUISITOS DE INGRESSO NA DOCÊNCIA:
O CASO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O Brasil, desde o ano de 1996, prevê como requisito de ingresso à docência na educação básica a habilitação em curso de licenciatura, o que inclui os professores de conteúdos específicos que atuam na Educação Profissional e Tecnológica de nível técnico. O estudo aqui apresentado investigou como os Institutos Federais do Rio Grande do Sul vem realizando seus processos seletivos para professore efetivo nos últimos cinco anos. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram: NÓVOA (1992; 1995; 2010); GAUTHIER (1998); PIMENTA (2005); MACHADO (2008); ARAÚJO (2010); DINIZ-PEREIRA (2013); TARDIF (2013); SOUZA E RODRIGUES (2017); MALDANER (2020); VIEIRA et al. (2020). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho documental. Foram analisados 8 editais de 3 diferentes institutos. Como resultados, pode-se afirmar que não há uma uniformidade de requisitos e concepções e que, ainda que nenhuma das instituições apresente obrigatoriedade da habilitação para o ingresso, uma delas deixa claro que isso deve ser consolidado nos primeiros 30 meses de atuação, o que pode sugerir uma adesão mais clara a uma concepção de profissionalização.