O uso da geotecnologia como ferramenta do aprendizado geográfico no contexto de distanciamento social
Resumo
RESUMO: Este artigo busca entender como o uso da geotecnologia, principalmente o uso de smartphones com aplicativos que processem informações geográficas, permitem à disciplina de geografia o relacionamento imersivo dos estudantes no entendimento de conceitos geográficos, especificamente por meio dos elementos cartográficos presentes nas aplicações dos dispositivos móveis. Durante o período de distanciamento social impulsionado pela pandemia de COVID-19, o uso de smartphones para relações de ensino e aprendizado tornou-se mais recorrente, e deste modo, apropriar-se do uso de aplicativos como Google Maps e GPS Essencials com os alunos serviu como importante ferramenta do aprendizado de cartografia nas aulas remotas de geografia com estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola E.E. Mademoiselle Perillier, na zona sul da capital paulista. Os resultados do uso destes aplicativos foram positivos no desenvolvimento da disciplina de geografia, entretanto, a falta de acesso a aparelhos smartphones e à internet é uma realidade nas regiões periféricas da cidade, não sendo possível contemplar todos os estudantes.
Palavras-chave: Educação Básica; Geotecnologias; Geografia; Distanciamento Social

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.