O uso da geotecnologia como ferramenta do aprendizado geográfico no contexto de distanciamento social
Resumo
RESUMO: Este artigo busca entender como o uso da geotecnologia, principalmente o uso de smartphones com aplicativos que processem informações geográficas, permitem à disciplina de geografia o relacionamento imersivo dos estudantes no entendimento de conceitos geográficos, especificamente por meio dos elementos cartográficos presentes nas aplicações dos dispositivos móveis. Durante o período de distanciamento social impulsionado pela pandemia de COVID-19, o uso de smartphones para relações de ensino e aprendizado tornou-se mais recorrente, e deste modo, apropriar-se do uso de aplicativos como Google Maps e GPS Essencials com os alunos serviu como importante ferramenta do aprendizado de cartografia nas aulas remotas de geografia com estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola E.E. Mademoiselle Perillier, na zona sul da capital paulista. Os resultados do uso destes aplicativos foram positivos no desenvolvimento da disciplina de geografia, entretanto, a falta de acesso a aparelhos smartphones e à internet é uma realidade nas regiões periféricas da cidade, não sendo possível contemplar todos os estudantes.
Palavras-chave: Educação Básica; Geotecnologias; Geografia; Distanciamento Social